Oque é Fisioterapia Respiratória ?

domingo, 10 de outubro de 2010

DESMAME DA TRAQUEOSTOMIA


Considera-se desmame da traqueotomia o momento quando se inicia o desinsular do cuff, passando pela troca da cânula plástica para metálica (sem o cuff), até a retirada da cânula de traqueostomia e do curativo oclusivo do estoma.
A decisão de quando iniciar o desmame da cânula metálica de traqueostomia é um trabalho de equipe, cujos fatores preditores de insucesso precisam estar ausentes. As razões que levaram a indicação de uma traqueostomia precisam ser consideradas antes de se iniciar o processo de desmame.
No momento em que o paciente já apresenta os sinais descritos abaixo, o processo de desmame deve ser imediatamente iniciado:
  • Tosse eficaz – capaz de eliminar secreção pela boca.
  • Pressão inspiratória capaz de manter a ventilação alveolar – murmúrio vesicular presente.
  • Resolução do processo infeccioso – afebril, normalização do leucograma e boa resposta a antibioticoterapia.
  • A secreção deve ter volume e espessura aceitáveis – secreção fluida e clara.
  • As vias aéreas devem estar patentes – ao teste rápido de oclusão do óstio o paciente deve ser capaz de falar ou emitir sons, sinal de que não há edema traqueal ou laríngeo, com espaço subglótico preservado.

    Iniciando o processo de desmame
  • Evolução gradual para cânula de menor calibre até 7mm.
  • Ocluir a cânula por 24 horas – curativo oclusivo e evitar manipulação do ostio.
  • Observar se é capaz de eliminar secreções pela boca.
  • Observar padrão muscular ventilatório, variáveis hemodinâmicas (FC e PA).
  • Se após 24 horas não observar sinais de desconforto e aumento de demanda metabólica, contactar o centro cirúrgico e discutir retirada da cânula e oclusão do óstio

A avaliação muscular em pacientes em processo de decanulação também é de suma importância, considerando que os pacientes submetidos à traqueostomia e à ventilação mecânica prolongada sofrem perda da força e do endurance por desuso.
Após a remoção do tubo, o estoma se fechará em alguns dias (24 a 48 horas após a decanulação).
Durante as 24 horas de oclusão do traqueostomo é importante informar ao serviço de enfermagem que caso o paciente curse com os sinais sugestivos de desconforto respiratório o curativo oclusivo deve ser retirado sendo o processo reiniciado 24 horas mais tarde. Outro ponto importante dentro desse período é evitar qualquer procedimento que aumente a demanda metabólica, já que, a resistência das vias áreas ainda está aumentada devido à presença da cânula do traqueostomo na luz da traquéia.
Sinais de desconforto:
  • Uso excessivo da musculatura acessória
  • Batimento de asa do nariz
  • Taquipnéia
  • Tiragens intercostais, retração esternal e diafragmática
  • Sudorese e taquicardia
  • Rebaixamento de nível de consciência
  • Cianose
Atentar para cabeceira elevada entre 30 e 45 graus, nutrição, hidratação e terapia de higiene brônquica e reexpansão pulmonar antes, durante e após processo de desmame.
JOHN, R.E. Airway management. Critical Care Nurse, v. 19, n.4, p. 79-83, 1999.
HOOPER, M. Nursing care of the patient with a tracheotomy. Nursing Standard, v. 10, n. 34, p. 40-43, 1996.

7 comentários:

  1. em domicilio como deve ser feito este desmame? paciente com sequela de AVC grave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em domicílio por conta própria, sem o auxílio de uma equipe multidisciplinar (Enfermeiro, Fonoaudiológa, Fisioterapeuta etc) não será possível pois o paciente precisa de uma avaliação e monitoramento antes de iniciar o processo de desmame.

      Excluir
  2. Meu pai tem a trata de plástico.ele respira e falar e tosse pela boca.você saber me dizer se ele tem m possibilidade da retirada da traca do pescoço???

    ResponderExcluir
  3. Ele precisa primeiramente, antes de iniciar o processo de desmame da canul de traqueostomia, passar da cânula de plástico para a metálica para posteriormente dar início ao processo de retirada. Vale ressaltar que esse procedimento requer um acompanhamento multidisciplinar e nao deve ser não deve ser feito pela família .

    ResponderExcluir
  4. Meu marido foi acometido pela Sindrome de Guillain Barré a 4 meses. Está paralisado desde então. Conseguiu respirar sozinho por 6 dias e depois de um quadro de falta de ar intenso, o terapeuta o pos no respirador novamente. Agora está receoso em ficar fora do aparelho. Está fazendo exercício respiratório apenas. Como ele poderá se livrar disso? Vc pode dar alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  5. Meu sobrinho acabou de retirar a traqueostomia está muito sonolento e babando é normal?

    ResponderExcluir
  6. Tenho um amigo que esta com a traqueostomia tem 15 Dia mas ele ficou entubado por uns 40 Dias e ainda não pode Tirar por ele ficar muito nevoso tudo osso por conta de uma penomunia

    ResponderExcluir