Oque é Fisioterapia Respiratória ?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

(DPOC)

O que é?

O DPOC é uma doença crônica e progressiva que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de muitos alvéolos e o comprometimento dos restantes.

Sintomas

Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo das trocas dos gases (entrada e saída do ar) principalmente na fase expiratória, a dispnéia ou falta de ar, a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.

Como ocorre?

Os principais fatores desencadeadores do DPOC (Enfisema e Bronquite Crônica) estão relacionados principalmente ao tabagismo, seguido de exposição passivo do fumo {aquela pessoa que vive junto com o fumante}, exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).

Tratamento

O tratamento fisioterápico aplicado pela Homefisio tem como meta a prevenção de infecções pulmonares, remoção de secreções dos pulmões e vias aéreas, evitar e melhorar a dispnéia ou falta de ar, minimizar e espaçar as crises, prevenir e diminuir a fadiga muscular (cansaço muscular), melhora da troca gasosa, relaxamento e fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração (diafragma e músculos acessórios), manutenção e normalização da oxigenação sanguínea. Nossa orientação no sentido de adaptar e orientar o paciente e seus familiares quanto aos exercícios irão melhorar suas funções na vida diária.
Para que esses objetivos sejam alcançados, utilizamos técnicas de desobstrução brônquica que ajudam na remoção da secreção pulmonar, a prática de exercícios destinados a coordenar a atividade física com a respiratória, exercícios para desinsulflação pulmonar, o trabalho aeróbico, e exercícios de fortalecimento com peso em membros superiores e inferiores com objetivo da melhora da resistência física.
Em casos onde a doença esteja em um estagio muito avançada é utilizada a pressão positiva por meios de CPAPs e BIPAs associados a oxigênio para a melhora da insuficiência respiratória e controle da queda da oxigenação sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário