Oque é Fisioterapia Respiratória ?

domingo, 17 de outubro de 2010

Tipos de enfisema pulmonar


Segundo GOODMAN (2002), há três tipos de enfisema. O enfisema centrolobular, o tipo mais comum, destrói os bronquíolos, geralmente nas regiões superiores do pulmão. A inflamação desenvolve-se nos bronquíolos, mas geralmente o saco alveolar permanece intacto. O enfisema panlobular destrói as paredes alveolares mais distais, envolvendo mais comumente a base pulmonar.
Esta destruição das paredes alveolares pode ocorrer secundariamente a infecções ou a agentes irritativos (mais frequentemente, a fumaça de cigarro). Estas duas formas de enfisema, coletivamente chamadas de enfisema centroacinar, ocorrem geralmente em fumantes. O enfisema parasseptal (ou panacinar) destrói os alvéolos dos lobos inferiores dos pulmões, resultando em bolhas isoladas ao longo da periferia pulmonar.
BETHLEM (2000) acrescenta que, além do enfisema centroacinar e do enfisema paracinar,deve ser lembrado o enfisema pericicatricial (ou paracicatricial ou de cicatriz), cujas lesões são bronquiolares e parenquimatosas.
Este autor ainda cita que a doença incide com maior freqüência em indivíduos do sexo masculino e da raça branca, possivelmente devido a fatores genéticos.

4 comentários:

  1. Se é para colocar a matéria incompleta não deveriam publicar , assuntos sérios deveriam ser retratados na integra

    ResponderExcluir
  2. Se é para colocar a matéria incompleta não deveriam publicar , assuntos sérios deveriam ser retratados na integra

    ResponderExcluir
  3. Se é para colocar a matéria incompleta não deveriam publicar , assuntos sérios deveriam ser retratados na integra

    ResponderExcluir
  4. Se é para colocar a matéria incompleta não deveriam publicar , assuntos sérios deveriam ser retratados na integra

    ResponderExcluir